O Grande Hotel

Foto: tokdehistoria.com.br

Foto: tokdehistoria.com.br

Por Prof. Matheus Barbosa do Nascimento Fernandes

O grande Hotel foi construído em 1938 e inaugurado em 13 de maio de 1939 pelo governador do Estado, Rafael Gurjão, na Avenida Duque de Caxias com a Praça José da Penha. Ele estava muito bem localizado no bairro da Ribeira, sendo próximo do porto da cidade e da estação ferroviária. O estilo artístico utilizado na sua criação foi o Art Déco, termo que surge da expressão “arts decoratifs” que significa artes decorativas. Este estilo chegou ao Brasil ainda no final da década de 1920, e tem origem francesa. Tem como principais características a utilização de formas geométricas, prezando a simplicidade de suas formas, na sua arquitetura era utilizado bases, que poderiam ser de madeiras, mármore e até mesmo bronze e prata.

A Ribeira necessitava de um hotel que acolhesse os visitantes já que ela destacava-se como um grande centro econômico da época. O algodão, que movia a economia do Estado, tinha que passar pelo porto, fazendo com que muito dinheiro circulasse no bairro. Mas não era só o algodão:  “pelles, couros, caroço de algodão, torta, óleo, assucar, etc” (A REPÚBLICA, 1935). Com a proximidade do porto, e do aeroporto fluvial, com aviões que pousavam no Rio Potengi, o hotel era uma necessidade para aqueles que pousavam em Natal para fazer escalas para outros países, afinal, Natal era o ponto mais próximo para cruzar o Atlântico de avião para a África.

Inclusive, essa proximidade que traz os americanos para a capital potiguar com o advento da Segunda Guerra. Nessa época a Ribeira ganha ainda mais centralidade e a necessidade para um hotel se mostra ainda maior graças a chegada dos estadunidenses em nossa cidade que iriam servir na base Parnamirim Field. A chegada desses estrangeiros ocasiona um grande crescimento em vários aspectos, tais como o econômico, gerando uma circulação de moeda estrangeira (o dólar), mas também o cultural sendo afetado pela convivência com os novos visitantes.  Depois da guerra ele hospedou artistas como os cantores Orlando Silva e Nelson Gonçalves e até mesmo figuras políticas importantes como Juscelino Kubitschek.

Com o crescimento de vários setores da cidade o hoteleiro Theodorico Bezerra passou o hotel para o governo estadual em 1987. Em 1991, ele foi tombado como monumento de grande importância para o bairro da Ribeira para a história do Rio Grande do Norte.

Para Saber Mais:

Gabriella Cordeiro. O bairro da Ribeira como um palimpsesto: dinâmicas urbanas na cidade de Natal (1920-1960)

Hélio Takashi. O Grande Hotel de Natal.