LIVRO_Guerreiros da Paz: A Seção Contra Incêndios da Base Aérea de Parnamirim/RN (1942-1976), por Flademir Dantas

Flademir Dantas, autor do livro A Cidade em Chamas: O serviço de extinção de incêndios em Natal/RN (1917-1955), lança mais uma pesquisa histórica para o público, agora ele nos apresenta a História dos Bombeiros da Base Aérea de Parnamirim. Em seu novo lançamento, Guerreiros da Paz: A Seção Contra Incêndios da Base Aérea de Parnamirim/RN (1942-1976), ele conta o surgimento dos Guerreiros da Paz, que assumiram a missão de salvas vidas e bens. O livro está disponível como ebook na Amazon, até a o seu lançamento impresso. Você pode comprá-lo aqui.

Segue abaixo na íntegra a sinopse do livro:

Guerreiros da Paz: A Seção Contra Incêndios da Base Aérea de Parnamirim/RN (1942-1976)

A Seção Contra Incêndios de Parnamirim/RN, nasceu em meio a uma grande guerra, mas sua atuação ficou marcada para posteridade após 1945, quando o conflito bélico terminara, os soldados, bombeiros e guerreiros da guerra, já não precisavam mais levantar armas, a paz voltou a pairar entre os homens, os Guerreiros da Paz agora tinham outra missão: salvar vidas e bens! O recorte temporal inicial do livro é 1942, ano que se iniciou a construção da Base Aérea de Parnamirim pelos americanos, em consequência, a criação da Seção Contra Incêndios para proteger os aviões que pousavam e decolavam alucinadamente durante a Segunda Grande Guerra, e o marco temporal final, 1976, ano que a capital potiguar sofreu com o estrepitoso e explosivo incêndio na loja de tintas Timac, localizada na rua Amaro Barreto, no Alecrim, que mobilizou todas as viaturas do Corpo de Bombeiros da Polícia e contou com a cooperação decisiva da Seção Contra Incêndio. Assente-se que após esse grande incêndio, nos jornais locais pesquisados, não conseguimos mais localizar outros sinistros que contaram com a participação dos bombeiros da Base Aérea de Parnamirim.É, pois, a gloriosa Seção Contra Incêndios da Base Aérea, com seus garbosos carros de combate incêndios, doados pelos americanos como recompensa pelo esforço de guerra, que extrapolarão os muros da Base Aérea de Parnamirim, atuando em incontáveis sinistros, como no grandioso incêndio que consumiu as lojas Filha de Natal e Casa Ceará, localizadas na Ribeira, que ficaram completamente destruídas, tamanha foi à violência do incêndio em agosto de 1946. De igual maneira, os bombeiros da Base Aérea tiveram participação decisiva em fevereiro de 1950, quando o maior incêndio registrado até então no Rio Grande do Norte, destruiu totalmente as Lojas Brasileiras 4.400, merecendo elogios por parte do governador do Estado, Dr. José Augusto Varela, Câmara Municipal de Natal e de toda sociedade potiguar.

Como adquirir?

O livro ainda não foi impresso mas você pode comprar a versão digital na Amazon, no link abaixo:

Guerreiros da Paz: A Seção Contra Incêndios da Base Aérea de Parnamirim/RN (1942-1976)

https://www.amazon.com.br/gp/product/B0BSCGPKS1/ref=dbs_a_def_rwt_hsch_vapi_tkin_p1_i0

E, se tiver interesse ele ainda tem exemplares da primeira edição do seu primeiro livro A Cidade em Chamas: O serviço de extinção de incêndios em Natal/RN (1917-1955), contando o autor através do flademird@gmail.com ou pelo Instagram @flademirdantas.