Museu Câmara Cascudo

museu camara cascudo 3.png

Por Josefine Fabiola Hendrika Oosterhuis Cirilo da Silva

Luís da Câmara Cascudo (30 de dezembro de 1898 0- 30 de julho de 1986) foi um historiador, antropólogo, folclorista, advogado e jornalista potiguar que passou toda a sua vida em Nata e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diretor do Instituto de Antropologia. E em sua homenagem, o museu universitário foi batizado com seu nome.

Fachada do Museu após a reforma em 2011.

Fachada do Museu após a reforma em 2011.

O Museu Câmara Cascudo/UFRN de Ciências Humanas e Naturais, foi inaugurado em 22 de novembro de 1960, inicialmente sob o nome de Instituto de Antropologia, pelo até então reitor Onofre Lopes e os professores Luís da Câmara Cascudo, José Nunes Cabral de Carvalho, Nivaldo Monte e Veríssimo de Melo. Sendo Foi o primeiro centro de pesquisas do Rio Grande do Norte, com atuação nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. O projeto original era formar, na universidade, um grupo de trabalho interessado no estudo de algumas áreas ainda pouco exploradas por aqui, como a paleontologia, a geologia, a antropologia cultural e a arqueologia. Em 1969, instalou-se na sede atual, ocupando uma parte do terreno da Sociedade de Assistência aos Filhos de Lázaros, no bairro do Tirol. Em 1973, a partir de uma reforma universitária, o instituto se transformou em um museu, impondo-se como o maior do estado e uma das principais vitrines de pesquisas realizadas na UFRN na área de História, Antropologia e Geologia. Sua última reforma foi em 2011, sendo reaberto apenas em 2016.

Esqueleto de um mamute. Parte do acervo do Museu Câmara Cascudo.

Esqueleto de um mamute. Parte do acervo do Museu Câmara Cascudo.

O Museu Câmara Cascudo tem por missão a conservação, investigação, exposição e divulgação do patrimônio histórico, natural e cultural do Rio Grande do Norte sob sua guarda. O museu presta serviços científico-culturais à comunidade, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a montagem de exposições permanentes e temporárias. Seu acervo é formado, principalmente, por coleções antropológicas, arqueológicas, geológicas e paleontológicas e serve de suporte ao desenvolvimento e à atualização das atividades científicas e pedagógicas do estado, além de possuir o mais completo acervo sobre o patrimônio histórico, cultural e natural do Rio Grande do Norte. Este acervo, inclusive, em 2014, como noticia o portal da UFRN, serviu de base para um grupo internacional de cientistas investigarem indícios de doenças nos fósseis de animais pré-históricos do Rio Grande do Norte, para entender como estes  animais viviam e como ficavam doentes.

O Museu Câmara Cascudo fica na Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol e está aberto de terça a domingo, das 8 as 18h durante a semana, e das 12:30 as 18h nos fins de semana. Aqui a página do Facebook do Museu para seguir: MCCUFRN.

Para saber mais:

Ana Maria Cascudo Barreto. Biografia: Luís da Câmara Cascudo.

William Abreu. Museu Câmara Cascudo.