A Guarda Negra da Princesa Isabel

Quando os escravos foram libertados, eles se uniram politicamente no que foi chamada de Guarda Negra, era um espaço absolutamente político de discussão da inserção do negro liberto na sociedade e de defesa da monarquia contra os desejos republicanos.

Leia Mais
Uma Sociedade Abolicionista Norte-Riograndense

No Rio Grande do Norte existiu uma Sociedade Libertadora voltada para a conscientização dos donos de escravos de como a escravidão era ruim para o progresso e desenvolvimento econômico do Brasil, eles usavam um jornal chamado Boletim para divulgar essas ideias.

Leia Mais
Lenin Campos
A América Nasceu No Cabo de São Roque

Temos uma discussão infindável sobre se Cabral teria descoberto o Brasil aqui no Rio Grande do Norte ou na Bahia, porém, independente disso, é inegável que Américo Vespúcio começou aqui, no Cabo de São Roque a expedição que viria a descobrir que a América não era apenas algumas ilhas no caminho para as Índias, mas um continente inteiro.

Leia Mais
Os Piratas do Alto do Portinho

Antes da chegada dos portugueses, os franceses agiam como piratas e corsários nas costas do Brasil, comprando o pau-brasil dos índios e levando para a Europa. Isso dava imensos prejuízos a corte portuguesa que tentava combatê-los sempre, mas sem muito sucesso.

Leia Mais
Lugar de Mulher é na Literatura

O Horto foi um dos primeiros best sellers da literatura brasileira. Sua tiragem esgotou-se em dois meses apenas. Ele foi escrito por Auta de Souza, uma mulher negra, que viveu o romantismo como ninguém e foi elogiada por ninguém menos do que Olavo Bilac!

Leia Mais