André de Albuquerque, o mártir da República

Conheça a história do herói republicano mais importante da história do Rio Grande do Norte.

Leia Mais
1817: Quando Natal Se Separou Pela Primeira Vez Do Brasil

O Rio Grande do Norte tem o péssimo hábito de se separar do Brasil. Venha conhecer a história de como isso aconteceu pela primeira vez.

Leia Mais
Casa do Estudante

A antiga Casa do Estudante, hoje Secretaria da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, foi palco de importantes momentos de luta pela democracia no Brasil. Vem conhecer mais sobre esse grande marco.

Leia Mais
Os Tibira e as Çacoaeimbeguira

Existiam índios gays? Apesar desse tema ser raramente abordado nas aulas de história, os documentos produzidos tanto pelos índios quanto pelos portugueses deixam claro que, antes da invasão europeia, os índios conviviam em paz com a homossexualidade.

Leia Mais
A Guarda Negra da Princesa Isabel

Quando os escravos foram libertados, eles se uniram politicamente no que foi chamada de Guarda Negra, era um espaço absolutamente político de discussão da inserção do negro liberto na sociedade e de defesa da monarquia contra os desejos republicanos.

Leia Mais
Uma Sociedade Abolicionista Norte-Riograndense

No Rio Grande do Norte existiu uma Sociedade Libertadora voltada para a conscientização dos donos de escravos de como a escravidão era ruim para o progresso e desenvolvimento econômico do Brasil, eles usavam um jornal chamado Boletim para divulgar essas ideias.

Leia Mais
Lenin Campos
A América Nasceu No Cabo de São Roque

Temos uma discussão infindável sobre se Cabral teria descoberto o Brasil aqui no Rio Grande do Norte ou na Bahia, porém, independente disso, é inegável que Américo Vespúcio começou aqui, no Cabo de São Roque a expedição que viria a descobrir que a América não era apenas algumas ilhas no caminho para as Índias, mas um continente inteiro.

Leia Mais